segunda-feira, 3 de junho de 2013
Aplicação das leis de Newton
1. Primeira lei: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”
O foguete permaneceria parado, não fosse a violência com que o gás carbônico gerado pela reação do bicarbonato com o vinagre é liberado, gerando uma resultante de força que impulsiona o foguete. Ele também não alteraria sua velocidade e sua trajetória se não fosse o conjunto de forças de gravidade e resistência do ar, que reduzem a velocidade vertical e horizontal do foguete, levando-o ao repouso. Mesmo quando a propulsão cessa, o foguete mantém sua trajetória sendo desacelerado pelas forças de resistência.
2. Segunda lei: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.”
A resultante de forças que atua sobre o foguete é o que define sua trajetória em voo. Enquanto a força de propulsão do foguete é maior do que as forças de resistência, o foguete possui aceleração positiva no sentido e na direção do vetor resultante. Quando a propulsão é menor do que a resultante das forças de resistência ou é nula, o foguete é desacelerado na direção e sentido do vetor resultante, fazendo com que o foguete perca velocidade e altitude até atingir o solo.
3. Terceira lei: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
Essa lei é claramente observada no sistema de propulsão do foguete. A força com que o foguete ejeta os gases e líquidos é transmitida com mesma intensidade para o seu corpo, fazendo com que exista uma força que propulsiona o foguete. Da mesma forma, isso acontece com o conjunto de força de resistência. Da mesma forma que a Terra exerce a força da gravidade sobre o foguete, o foguete exerce uma força de mesma intensidade e direção e de sentido oposto, embora não possa ser percebida, devido a massa muito maior do planeta. A força aplicada pelo ar no foguete, a resistência, é também transmitida pelo foguete às partículas atmosféricas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário